November 9, 2018

Please reload

Posts Recentes

É hora de criar um cargo executivo dedicado à requalificação dos colaboradores.

October 4, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

“Teambuilding”: Why Invest?

May 11, 2018

As actividades para a promoção de coesão e motivação entre elementos de uma equipa são diversas e variadas. A escolha de actividades tornou-se num incentivo para empresas de consultoria e gestão de eventos diversificarem a sua oferta. Hoje em dia, uma organização pode escolher de entre atividades tais como um simples workshop interno, a atividades mais intensas, como ‘boot camps’.

 

A escolha devia, numa primeira instância, depender dos objetivos que a organização deseja atingir ao juntar o grupo. Depois, deviam também ser levadas em consideração as características do grupo alvo. No entanto, e infelizmente, as organizações parecem primeiro considerar as limitações orçamentais e só depois os objetivos e/ou a identidade de grupo.

 

Os motivos para o investimento em atividades de teambuilding, passam pelo enriquecimento e satisfação que acarretam, e não pelo seu valor monetário. As equipas prosperam sob a confiança investida e o respeito demonstrado para com eles. Ao investir em atividades de teambuilding, que estão focadas em alvos e tópicos específicos, a organização está a enviar uma mensagem à respectiva equipa que expressa a sua continua convicção no valor desta. Em troca, a equipa demonstrará a sua gratidão ao apresentar resultados positivos, tanto na atividade de teambuilding, como no output do desempenho das suas responsabilidades.

 

Em defesa da organização, assim como com formação e desenvolvimento, as atividades de teambuilding também deviam apresentar um retorno no investimento. Acima de tudo, o objetivo a ser considerado devia ser o bem estar da equipa. No entanto, não nos podemos esquecer de que a organização também necessita de retirar benefícios do investimento aplicado a atividades de teambuilding.  Se a equipa é capaz de retirar força renovada da atividade isso irá com certeza ser transferido para o seu desempenho dentro da organização.  Por sua vez, este impulso na produtividade e na eficiência será refletido nos resultados da empresa.

 

Por exemplo, se o objetivo do teambuilding é o de trabalhar o desenvolvimento de uma cultura organizacional, uma atividade adequada e focada irá clarificar a missão, visão e valores da empresa.  Também irá definir de melhor forma a orientação estratégica da organização.  Desta forma, os colaboradores deverão ter uma ideia clara do caminho a seguir ao desempenharem as suas responsabilidades.

 

Na maioria dos casos, uma única atividade de teambuilding não levará a resultados muito representativos; a não ser que o objetivo seja o de simplesmente juntar a equipa para que se possam conhecer um pouco melhor.  E mesmo assim, devia existir uma linha orientadora, no sentido de que precisam depois de aprender a como trabalharem em equipa, a ultrapassarem conflitos e assim desenvolverem laços fortes.  As atividades de teambuilding deviem ter um ponto de partida (um ‘kick-off’), um momento de ligação (fazer a ponte) e depois seguimentos sucessivos, para que os elementos de equipa se possam situar no processo.  Não nos podemos esquecer de que uma atividade de teambuilding devia sempre considerar uma componente lúdica, já que isto irá auxiliar a cimentar o objetivo subjacente.

 

O teambuilding deveria ser uma das principais ferramentas que a utilizar pela organização para motivar, fortalecer e desenvolver as suas equipas.  Com objetivos pré-definidos em mente, este  facilita o trabalho da organização em alcançar resultados rápidos, comprometedores e eficazes.  O desejo de cada organização é o de ter uma força laboral coesa, eficiente e feliz: o teambuilding pode ajudá-lo a atingir estes alvos, já que se apresenta como uma ferramenta versátil. O investimento não necessita de ser especificamente vasto, apenas atento às necessidades da equipa e da organização no sentido de alcançar os resultados mais positivos possíveis.

 

 

 

 

 

 

Maria Uurbanus

Business Partner

TalentShip - Human Capital Experience

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload