November 9, 2018

Please reload

Posts Recentes

É hora de criar um cargo executivo dedicado à requalificação dos colaboradores.

October 4, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

Gestão visual – como tornar visível o trabalho intelectual

April 6, 2018

A gestão visual é uma prática associada ao Lean Management e, tal como este, aperfeiçoada pelas empresas industriais japonesas para melhorar a eficiência e a produtividade. Sinais visuais, códigos de cores, marcas no pavimento, quadros com indicadores visíveis por todos e atualizados em tempo real (os quadros andon) são alguns dos instrumentos e artefactos usados para regular os fluxos de trabalho, desencadear medidas corretivas, evitar desperdícios e alertar para riscos ou erros. Práticas como os 5S, por exemplo, recorrem abundantemente aos princípios da gestão visual para optimizar a eficiência dos postos de trabalho.

 

Ao contrário do que ocorre numa fábrica, a natureza do trabalho no setor dos serviços parece prestar-se menos à gestão visual. Num escritório típico, os trabalhadores estão debruçados sobre os teclados dos seus computadores ou agarrados aos telefones, e o que estão a fazer é pouco visível – o que dificulta às suas chefias verificar se o trabalho está a ser executado de acordo com o previsto, e aos próprios trabalhadores controlar a qualidade e o ritmo do seu trabalho.

Na verdade, porém, o “trabalho do conhecimento” também pode ser evidenciado e acompanhado visualmente, seja por meio de uma app como a Trello, um mais convencional quadro gestão de projeto, gráficos de vendas, ou outro meio qualquer. Seja qual for o instrumento escolhido, os sistemas visuais melhoram significativamente a comunicação interna e reduzem a necessidade de reuniões e de comunicações escritas, libertando mais tempo para dedicar a atividades de valor acrescentado.

 

 

Um bom exemplo, mais uma vez, chega-nos do Japão, onde as equipas de projeto montam rotineiramente uma “sala obeya” – uma verdadeira war room cujas paredes são literalmente forradas de quadros, mapas e gráficos que documentam a direção e o andamento do projeto. Mas isso será tema para um outro post…

 

 

 

 

Links:

“How Visual Systems Make It Easier to Track Knowledge Work” 

 

 

 

 

 

 

João Paulo Feijoo

Partner

TalentShip - Human Capital Experience

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload