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Dicas para integrar um novo colaborador que irá trabalhar remotamente

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Aqui estão algumas dicas que pode utilizar para integrar novos colaboradores que irão trabalhar remotamente para a empresa.

  • Criar vários pontos de contacto para o novo colaborador

Isto é extremamente importante, pois o novo colaborador poderá se deparar com problemas ou dúvidas, e visto que esta pessoa está num local diferente, inclusive poderá estar em diferentes fusos horários. É importante que o colaborador tenha como contactar alguém da empresa caso necessite.

 

  •  Leve uma primeira vez o novo colaborador ao escritório.

Especialmente quando a empresa é um pouco maior, deve levar o seu novo colaborador para o escritório por alguns dias para conhecer a empresa e o seu normal funcionamento. Isto fortalecerá o vínculo entre o novo colega e a empresa, e ele ou ela poderá conhecer as outras pessoas com quem trabalhará.

  • Criar tarefas que envolvam outros membros da equipa

 

Trabalhar remotamente poderá levar a um ambiente de trabalho mais isolado. Tente criar tarefas que envolvam as ferramentas que utiliza e envolvem outros membros da equipa. Desta forma, o seu novo colaborador irá conhecer os outros colegas e aprender como as ferramentas funcionam.

 

 

  • Criar tópicos aleatórios através do sistema de mensagens

Quando está a colaborar numa equipa distribuída, é altamente provável que comuniquem através de algumas plataformas de mensagens online. Seja Slack, skype ou outros. Utilize um programa dedicado às conversas informais e coloque algumas questões aleatórias de vez em quando. Se o novo funcionário quiser se misturar completamente, é provável que ele ou ela responda a tais perguntas. A conversa informal é sempre um bom item de ligação das equipas.

  • Comunicar detalhadamente

Os equívocos e os mal-entendidos são subestimados e, no entanto, é tão importante ter conhecimento durante o período de integração, especialmente quando o novo colaborador está a trabalhar remotamente. Algumas coisas podem parecer muito lógicas para si, mas ainda não são entendidas pelo novo colaborador. Portanto, é melhor ser extremamente minucioso com detalhes nas mensagens que deseja enviar. Lembre-se de que, com a comunicação online, há comunicação não-verbal e as emoções são mais difíceis de expressar.

  • Tentar compreender a cultura em que esta nova pessoa se insere

Um colaborador da Europa reagirá a situações de forma diferente comparativamente com alguém dos Estados Unidos. Embora isto não seja mau, deverá entender a sua cultura e ao que é que dão valor. Os insultos não intencionais podem ser feitos mais rapidamente do que pensa. Recuperar destes insultos é muito difícil e por vezes pode perder um colaborador desta forma.

 

Ter uma equipa descentralizada é incrível, traz diversidade e criatividade à empresa. Porém há alguns desafios, especialmente na integração, mas se mantiver as dicas acima em mente conseguirá estar no caminho certo.

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