November 9, 2018

Please reload

Posts Recentes

É hora de criar um cargo executivo dedicado à requalificação dos colaboradores.

October 4, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

Passos para atingir a excelência na execução

January 19, 2018

Quando os líderes abordam sobre como executar a estratégia, nem sempre é com a mesma energia, condução e convicção que aplicam na elaboração. Uma equipa de liderança não entra numa sala de conferências e declara: "Vamos criar uma estratégia má!". Embora acreditem ter elaborado uma estratégia vencedora até o final do planeamento, só sabem se é bom quando é executada.

 

Quando a execução da estratégia tem inicio, a teoria começa a tornar-se realidade. O trabalho árduo de planear o futuro da organização entra em jogo ao testar o pensamento e os pressupostos. Com isso consegue descobrir se a estratégia é boa (ou má). A questão-chave para muitos líderes é onde concentrar-se para alcançar a excelência na execução.

As três etapas abaixo podem ter um impacto dramático na melhoria da sua organização. São elas: reter as pessoas responsáveis, comunicação constante e medidas corretas.

 

1. Reter as pessoas responsáveis

 

Com mais trabalho para fazer do que horas no dia, os colaboradores gerem o seu tempo da forma que acham mais correto. Responsabilizar as pessoas é uma ferramenta poderosa para garantir que estejam concentradas nas ações certas e priorizando o que precisa de ser feito.

Para fazer isso, informe as pessoas sobre o que as suas responsabilidades, quando irá fazer a verificação e o que espera ver acontecer.

 

 

2. Comunicação constante

 

À medida que a comunicação se torna mais fácil através de dispositivos móveis, blogs, redes sociais, etc., os líderes tornam-se mais pobres ao comunicar as estratégias e mensagens-chave. Muitas pessoas numa organização não conseguem dizer qual é a estratégia da sua organização. Se não souberem qual é, nunca a poderão executar.

 

O desafio é comunicar constantemente a informação certa ao longo de todo o período de implementação.

Para fazer isso, após o lançamento inicial, continue a comunicar. Por exemplo, quais as lições que estão a ser aprendidas, o que está acontecer e o que vem depois. Além disto, compartilhe as melhores práticas, comentários de diferentes partes interessadas numa base contínua e atualizações em relação aos objetivos atingidos.

 

3. Medidas corretas

 

Se não tem as medidas corretas para controlar e medir o progresso, não saberá em que fase está ao longo do seu processo de implementação e qual a direção a seguir. As medidas são os meios para gerir a execução e o negócio. Sem medidas específicas, os líderes tipicamente racionalizam qualquer resultado como sendo o esperado.

Para fazer isso, crie um Scorecard de Estratégia. Depois de completar a estratégia, traduza-a em objetivos. Cada objetivo tem pelo menos uma medida e, a partir daí, as medidas conduzem a ações.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload