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Garantir a formação de colaboradores é fundamental para as operações de todas as empresas. Para obter melhores resultados de serviço e produtividade, capacitar os colaboradores com competências cruciais é um investimento sólido que muitos líderes empresariais não valorizam. Alguns executivos ou gestores de RH parecem sentir que o tempo e os custos da formação não são justificados.

No entanto, a falta de formação reduz o envolvimento dos colaboradores com a empresa. Permitir que os colaboradores se sintam frustrados e stressados ​​pode gerar altas taxas de rotatividade, mais erros e pouca motivação. Esta é uma situação evitável, uma vez que existem programas que permitem formar colaboradores com um orçamento limitado.

 

 

1. Estabelecer Objetivos e Requisitos de Formação

 

Considere os comentários dos colaboradores e dos clientes para determinar o tipo de competências que precisam de melhorias, seja o conhecimento técnico sobre o trabalho ou as competências comportamentais. As avaliações do desempenho podem ajudar a identificar deficiências comuns ou obstáculos persistentes para os colaboradores. Essas são as áreas que necessitam de melhoria imediata.

Identifique estes desafios de formação e priorize-os, avaliando o seu valor para atingir os objetivos de longo e curto prazo da sua empresa, como maior volume de vendas ou tempos de resposta mais rápidos. Investigue módulos de formação específicos adaptados ao desenvolvimento das competências necessárias para atingir os objetivos.

 

2. Associações, seminários e conferências

 

Talvez já existam associações industriais que oferecem opções gratuitas ou de baixo custo, como webinars online, conferências públicas ou eventos especiais de palestras e formação. Localize as associações comerciais que operam na sua zona e inscreva-se ou verifique regularmente os seus sites para os próximos eventos.

Notifique os colaboradores de seminários e conferências que os beneficiarão e incentive-os a participar. Esta poderia ser uma boa experiência de networking, bem como uma oportunidade de aprendizagem. Algumas destas conferências podem ser gratuitas e abertas ao público, enquanto outras podem exigir a adesão ou uma pequena taxa. Anote com antecedência estes detalhes e informe os participantes interessados.

 

3. Mentoring entre pares

 

Os programas de formação Peer-to-peer são uma boa maneira de desenvolver as competências de colaboradores até mesmo os mais experientes. Isto envolve segmentá-los em pequenas equipas para que eles possam rever o seu desempenho e discutir pontos fortes e fracos, bem como compartilhar sugestões.

 

O Mentoring é uma excelente maneira de formar colaboradores novos e acelerar o seu ajuste para os seus novos papéis, colocando-os lado-a-lado com um veterano. Pode usar as competências destes veteranos no desenvolvimento dos seus programas de formação internos. Poderá ter que fornecer uma compensação adicional, mas faça os seus formadores principais aqueles que têm o melhor desempenho, para que possam orientar os outros ou fornecer 

orientações para as equipas. Como uma alternativa acessível, poderia fazer com que os gestores investigassem e desenvolvessem sessões de formação contínuas para atender às necessidades específicas de cada equipa.

 

 

4. E-Learning

 

A tecnologia fornece uma série de ferramentas de formação que a sua empresa poderia beneficiar. Usar software de aprendizagem mais recente pode apresentar soluções de formação altamente flexíveis e eficazes. Comprar ou desenvolver os seus próprios materiais digitais pode ser barato e proporcionar melhores oportunidades de formação por meio de conveniência e facilidade de uso.

Estes programas online tornaram mais fácil para os utilizadores remotos aumentarem os seus conhecimentos nos tempos livres ou a trabalhar em casa.

Crie uma lista de programas de inscrição personalizados ou abertos adequados. Compartilhe-os com seus colaboradores e experimente os benefícios de se inscrever: acessibilidade em qualquer lugar a qualquer momento; aprendizagem autoestimulada; e maior valor para sua empresa e carreira pessoal.

Alguns softwares de formação também podem fornecer relatórios de progresso sobre membros ativos. Os colaboradores que não parecem estar desenvolvendo melhores competências podem sempre frequentar o curso novamente ou procurar alternativas.

 

5. Gamificação

 

Esta é a técnica de aplicar designs e princípios de jogos para ferramentas de aprendizagem. Isto ajuda os formandos a tornarem-se mais envolvidos com a experiência de aprendizagem. Os colaboradores podem interagir com o assunto mais profundamente através de diversão, competição e conceitos estratégicos.

 

Uma experiência mais envolvente e intensa leva a uma melhor retenção de conhecimento. Os formandos têm uma sensação de recompensa pessoal através da obtenção de crachás, ganhando níveis e vencendo desafios específicos. Existe também um componente de autodiagnóstico para a gamificação que fornece aos utilizadores feedback imediato sobre os seus conhecimentos e competências.

 

 

Existem opções acessíveis, como formação interna, externa e cursos online que podem ajudar a desenvolver as suas equipas. Garanta apenas que a solução que escolhe é relevante para os seus colaboradores e necessidades de negócios. Forme os colaboradores de forma consistente e certifique-se de que existem resultados mensuráveis para ajudar a melhorar constantemente o desempenho.

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