November 9, 2018

Please reload

Posts Recentes

É hora de criar um cargo executivo dedicado à requalificação dos colaboradores.

October 4, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

Empresas atraentes para trabalhar.

December 4, 2017

 

 

As empresas mais atraentes para trabalhar em todos os setores são aquelas que possuem uma cultura forte de "promoção de recursos internos". A capacidade de promover internamente as linhas da frente de uma empresa é tremendamente motivador para as equipas e pode tornar a organização ainda mais atraente para futuras contratações.

Se procurar os benefícios deste tipo de cultura na sua organização, terá que se certificar de que as equipas estão preparadas para lidar com os papéis de liderança. Ao implementar um programa de desenvolvimento de liderança, cuidadosamente montado, poderá não só assegurar que a próxima geração de líderes estará preparada para liderar, como também terá o benefício de formar exatamente os tipos de líderes desejados para a organização.

 

Deixamos quatro razões para investir num programa de desenvolvimento de liderança:

 

1. A cultura é demasiado importante para ser deixada ao acaso.

 

Sempre que recrutamos alguém, corremos sempre o risco de que estes profissionais não sejam um bom “match” cultural para a equipa. Faça todas as perguntas que quiser aos candidatos e mesmo assim não saberá exatamente quem está a contratar, até estar na organização por várias semanas ou meses. A equipa existente e os futuros líderes já foram ajustados pela cultura organizacional. Ao investir o tempo para trabalhar e formar os futuros líderes, pode passar os princípios da sua cultura a toda a hierarquia da organização, ajudando a garantir uma cultura forte.

 

2. Prepare líderes suficientemente fortes mentalmente.

 

Um bom programa de desenvolvimento de liderança não só prepara os líderes para o futuro como também os prepara para o momento. Os processos, a estratégia ou as regras comerciais da sua empresa, podem ser aprendidas se ensinadas. Um bom programa de formação ajudará a preparar a equipa de liderança sobre como lidar com adversidades, obstáculos inesperados e até derrotas.

 

3. Desenvolver o espírito de ajuda da futura equipa de liderança.

 

Para as empresas que têm o hábito de não promover talentos internos, estabelecer um forte senso de trabalho em equipa e um terreno comum com a equipa de liderança pode ser um desafio. A vantagem de formar os seus futuros líderes desde o início é que eles começam a trabalhar juntos e a construir um nível de conforto e confiança uns com os outros muito antes de atingirem funções de liderança. A força de ter uma equipa que se entende e se desafia pode levar a uma vantagem competitiva significativa.

 

Um erro comum é assumir que alguém que simplesmente se destaca na função atual, passará a ter automaticamente sucesso na evolução para uma função de liderança. A expressão “perde-se um bom técnico e ganha-se um mau líder” não é de todo longe da realidade de muitas organizações. Para ajudar a garantir que isto não aconteça, comece hoje a investir na formação dos futuros líderes.

 

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload