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Como criar uma cultura inovadora & ágil

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Os melhores gestores esforçam-se, cada vez mais, para se destacar dos grandes da concorrência através de uma cultura de inovação. Então, como pode ser cultivada uma cultura inovadora e ágil?

 

  • Clarifique e comunique - incansavelmente - a missão da sua organização e do seudepartamento.

Temos imensos exemplos de culturas ágeis e de inovação, veja-se o exemplo da Apple e da GoogleMas o que mais se destaca é sem dúvida o número um das redes sociais: o CEO do facebook afirma que só conseguiu atingir o sucesso mantendo-se fiel à sua principal missão: manter as pessoas

 ligadas. É aqui que os recursos humanos entram, para trabalhar a cultura, nada mais do que um bom gestor de RH, com um bom cunho de inovação que dê vida e dinamismo à cultura com diversas iniciativas e intervenções que vão construindo aquilo a que se chama de cultura organizacional: com os valores, rituais, histórias etc, típicas de cada cultura.

 

  • Mantenha os processos de integração de novos colaboradores os mesmos, em qualquer ponto do globo

Para expandir a sua cultura, mantenha o seu processo de “on-boarding” semelhante ao de como era no "início". Na verdade, mudar demasiado este processo pode ser prejudicial para a cultura da sua empresa.

 

  • Torne-se um líder (ainda mais) ativo

Uma boa parte das organizações de hoje em dia já não funcionam com modelos de gestão totalmente top-down. Quanto mais for a influencia top-down, menor serão as chances de manter e/ou desenvolver uma cultura ágil. Mantenha a sua porta aberta, literalmente. Ter um ar acessível tem um duplo propósito: primeiro, mostra às equipas que valoriza as suas contribuições, o que os torna mais propensos a expressar as suas próprias ideias e a contribuir para a organização.

Em segundo lugar, as equipas irão sentir-se mais apoiadas e, como resultado, mais propensas a ir além do seu “job description”.

Fomente uma cultura ágil. Agilidade e flexibilidade são itens essenciais para grande parte das organizações sobrevivem e prosperarem no mercado atual.

  • Foque-se no que os clientes realmente querem

As empresas crescem quando se interligam com os seus clientes e excedem as suas expectativas. Os managers mais ativos percebem isso, adaptando-se e encorajando continuamente inovações que irão aumentar os níveis de qualidade do serviço e manter os clientes satisfeitos.

  • Concentre-se nas pessoas

Para desenvolver com sucesso a sua cultura e continuar a ser uma empresa que valoriza a inovação, concentre-se na relação profissional com as suas equipas. O seu relacionamento com a sua equipa é tão importante quanto o seu relacionamento com os clientes (externos e/ou internos).

 

 

 

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