November 9, 2018

Please reload

Posts Recentes

É hora de criar um cargo executivo dedicado à requalificação dos colaboradores.

October 4, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

Porquê convidar os recursos humanos a estarem envolvidos no planeamento estratégico do negócio?

September 29, 2017

Num mercado de trabalho marcado pela competição de talentos, os líderes de RH podem e devem ter um impacto positivo na estratégia de uma organização. Do recrutamento, passando pelo desenvolvimento de funcionários, estratégias de retenção, etc., as equipes de RH devem desenvolver soluções orientadas para os “números” que contribuam  para o crescimento da empresa em direção as objetivos globais do negócio.

 

Os líderes de RH têm uma visão global das pessoas, da cultura e dos dados que podem ajudar as empresas a simplificar os processos de recrutamento e a maximizar o seu capital humano. Agora, é apenas uma questão de envolver os líderes de recursos humanos no processo de planeamento estratégico.

Aqui estão algumas razões pelo que os CEOs devem incluir os recursos humanos nas decisões estratégicas da empresa:

 

1. Os gestores de recursos humanos sabem quais os “gaps” de competências existentes nas organizações.

 

O “gap” de competências é uma preocupação real para muitas empresas. A atual “guerra do talento” não é só encontrar os melhores talentos para a sua organização, mas é também chegar aos talentos antes que os seus concorrentes cheguem até eles.

Os profissionais de recursos humanos enfrentam este problema todos os dias. São estes os profissionais que estão na linha de frente da “guerra pelo talento”, então são eles que sabem onde estão os “gaps” de competências que estão a afetar a empresa. Por este razão, é que os profissionais de recursos humanos são ativos valiosos quando se trata do planeamento estratégico a curto e longo prazo.

Ao trazer os líderes de RH para o planeamento estratégico da empresa, os CEOs são retribuídos ​​com recomendações detalhadas sobre o “gap” de competências da organização e como resolvê-los através de programas de gestão de talentos.

Se está a desenvolver estratégias de desenvolvimento de talentos, construir equipas multigeracionais para ajudar a fortificar a aprendizagem organizacional ou outras soluções personalizadas, os líderes de RH estão na melhor posição para ajudar os CEOs e outros responsáveis estratégicos a rever os objetivos empresariais e métricas de sucesso.

 

2. Os gestores de recursos humanos podem ajudar a aumentar a eficiência do capital humano.

 

Os bons líderes de RH sabem porquê e onde o volume de negócios é maior, pois reconhecem que o volume de negócios é um dos maiores problemas que as empresas enfrentam hoje. Como o volume de negócios é tão crítico para as organizações, este conhecimento pode ser benéfico na distribuição de talentos e no planeamento para o futuro.

Quando os CEOs convidam os líderes de RH para o planeamento estratégico e aproveitam os seus conhecimentos sobre a força de trabalho, são mais capazes de tirar proveito de visões únicas que podem reduzir os custos, aumentar o volume de negócios e realinhar o capital humano para aumentar a eficiência organizacional.

 

3. Os gestores de recursos humanos fornecer dados ​​para agilizar a organização.

 

Cada vez mais líderes de RH estão focados em desenvolver e analisar métricas específicas da empresa que medem a eficiência do processo de recrutamento. As equipas de RH estão agora mais equipadas para fornecer soluções baseadas em dados para reduzir rapidamente as ineficiências organizacionais.

Os líderes de RH focados nos dados podem ser fundamentais no planeamento da estratégia, colaborando proactivamente com CEOs e outros executivos na resolução de problemas com trabalhadores, alocação de recursos e desenvolver programas de atração de talentos.

 

Os benefícios são claros. Com propostas assentes em dados aliado ao conhecimento organizacional exclusivo, os líderes de RH estão preparados para causar um enorme impacto no planeamento estratégico.

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload