November 9, 2018

Please reload

Posts Recentes

É hora de criar um cargo executivo dedicado à requalificação dos colaboradores.

October 4, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

O Papel do Coaching nas Organizações

April 14, 2017

As maiores empresas do mundo adotam a contratação de coaches executivos para os seus colaboradores, nas mais diversas áreas do seu negócio, de forma a agregar valor ao colaborar e a organização.

 

 

Um coach executivo pode contribuir para o desenvolvimento da organização de forma mais rápida e eficaz, como um facilitador do desenvolvimento e aperfeiçoamento das competências e habilidades dos seus líderes e colaboradores, além de garantir um melhor alinhamento entre a visão, missão e valores da empresa com os objectivos dos colaboradores.
 

O coaching é um projecto de parceria que se estalece com o Coachee, baseado num conjunto de técnicas e ferramentas que  ajudará  no seu desenvolvimento pessoal, identificando pontos que poderão ser direcionados a um desempenho mais efetivo, para além de fornece informações relevante para os recursos humanos para a gestão do capital humano.

 

As  metodologias do coaching  auxiliam na mudança ou aprofundamento da percepção do próprio, face às suas competencias e ao seu comportamento, assim como, das suas crenças, sendo sempre orientado para o desenvolvimento do coachee. 

 

O papel de um coach dentro da organização caracteriza-se como um facilitador da mudança, aquele que possibilitará o desenvolvimento e aperfeiçoamento das competências e habilidades do colaborador. Um coach pode favorecer a abordagem de vários problemas e situações sob outro ponto de vista, ampliando assim as possibilidades de tomada de decisão.

 

A habilidade de liderar pessoas é uma das principais competências que o trabalho de um coach pode ajudar a desenvolver e, ao mesmo tempo é também uma das mais requisitadas pelas organizações no mundo inteiro.

Há, cada vez mais, empresas que optam por programas de Coaching,  do mais alto nível de responsabilidade à quadros intermédios, passando para equipas operacionais, de vendas, de marketing, de apoio ao cliente, etc.

Um dos grandes mitos que envolve o Coaching é o de associar este processo apenas a correcção de performance abaixo da média (pessoas com problemas). As pessoas que desempenham seu papel de forma eficaz são grandes beneficiadoras de um programa de coaching, uma vez que potencializam de forma mais rápida e sustentada o seu potencial. O Coaching é também uma forte ferramenta para acelerar o desenvolvimento dos líderes em momentos de transição de liderança (sucessão e promoção).

 

As empresas que incluem o Coaching no seu programa de desenvolvimento, desenvolve líderes com melhores competências interpessoais, com maior capacidade analise e de tomada de decisão, maior capacidade de desenvolvimento de equipa, conseguindo, desta forma, desenvolver novos líderes, garantindo o seu próprio crescimento e o da sua organização.
 

O Coaching não é uma varinha mágica que resolve por si todas as necessidades de desenvolvimento, mas é um instrumento poderoso e robusto para, que com a adesão do Coachee se realizarem autênticas modificações estruturais nas competências chave para o colaborador e para a empresa.

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload