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O Marketeer que se juntou aos Recursos Humanos

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Os profissionais de recursos humanos desempenham muitos papéis – gestão de pessoas, campeões de cultura, formadores etc. Porém, os melhores também têm uma veia de marketeer. Estes desenvolvem o employer branding e trabalham a cultura geral da organização. E quando os recursos humanos adotam técnicas de marketing?

 

Aqui estão os princípios de marketing que cada líder de RH poderá desenvolver:

 

1. Ter um público-alvo.

 

Os profissionais de marketing têm uma compreensão profunda do público-alvo. Eles estudam a demografia, as atitudes e os comportamentos para criar personalidades detalhadas do cliente e mensagens específicas para grupos específicos de pessoas. Os RH podem usar a mesma estratégia para chegar aos melhores talentos do mercado.

 

Comece aprendendo tudo sobre os seus colaboradores. O que os motiva? Quais são os seus objetivos? O que mais valorizam? Quais são as suas preocupações? Quais são as "ofertas" financeiras e não financeiras que melhor sucesso teriam? Como é que estas respostas variam de departamento para departamento? E entre gestores e não-gestores?

 

De seguida, use esta informação para direcionar mensagens e programa de RH para grupos específicos de colaboradores.

 

Por exemplo, os anúncios de recrutamento da sua empresa devem parecer diferentes dependendo de quem é o público - diferentes pessoas querem informações diferentes de diferentes maneiras. Eles querem saber como isso irá afetá-los.

 

Pense como um comercial para divulgar as informações mais relevantes e importantes para cada colaborador.

 

2. Uma voz única, uma marca única.

 

Os profissionais de marketing sabem que, se quiserem chamar a atenção do público, precisam usar diferentes métodos. Uma campanha não pode ser bem-sucedida só através de e-mails ou flyers. Os marketeers usam vídeos, imagens, sites, redes sociais e muito mais. Na verdade, o melhor marketing é o viral.

 

E os e-mails não são suficientes para chegar a todos os colaboradores. Pesquisas apontam que 80% das pessoas usam o email para comunicar entre si, mas 30% responderam que ignoram os e-mails do seu empregador.

 

Então, use mensagens de texto, aplicações, redes sociais internas e outros recursos móveis para comunicar. Crie vídeos e imagens para envolver as suas equipas. Comece um blog da empresa e publique no Facebook, Twitter, LinkedIn e outras plataformas.

A P&G, a Unilever, a Disney são dos melhores construtores de marcas do mundo e têm uma abordagem de foco para construir. Tenha uma estratégia de comunicação interna e externa e uma única voz, e peça aos colaboradores para aparecerem em tudo o que a empresa faz.

 

3. Agregue toda a informação

 

Os marketeers procuram tornar o processo de compra fácil e eficaz para os seus clientes. E os recursos humanos querem que os colaboradores "comprem" os seus programas e iniciativas.

Junte todos os programas, iniciativas e informações numa plataforma fácil de usar. Pense nisso como um centro que integra toda a informação de recursos num lugar conveniente.

 

4. Meça a eficácia

 

Os marketeers analisam e medem tudo para encontrar as melhores estratégias, ajustar o que não está a funcionar e obter o máximo de partido dos seus investimentos. Os dados são “quase” tudo no marketing moderno.

 

Os profissionais de recursos humanos podem e devem também analisar os dados para melhorar continuamente os processos e programas. Decida quais são as métricas mais importantes para a cultura da empresa e os objetivos estratégicos do negócio e analise-os mensalmente para impulsionar o envolvimento dos colaboradores. Os colaboradores estão a responder às mensagens? Estão a receber as mensagens certas no momento certo? Estão a participar em programas de recursos humanos? Estão felizes? O que pode ser feito de forma diferente?

 

Quando os gestores de recursos humanos olham para a sua empresa na perspetiva do marketing, as estratégias de RH podem melhorar a experiência dos colaboradores e criar uma marca consistente e forte.

 

 

 

 

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