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Como definir carreiras e reter os seus talentos

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Não é segredo que oferecer oportunidades de desenvolvimento profissional e de carreira apela à retenção dos colaboradores. De acordo com diversos estudos, as oportunidades da carreira são mais importantes para os funcionários ao decidir se se juntam ou deixam uma organização.

 

Como é que as empresas estão a oferecer oportunidades de carreira?

 

Defina programas e critérios de formação.

Antes de recrutar, defina objetivos e expectativas para cada função. Saber o que é necessário para cada função resulta num melhor match cultural.

Alinhe os objetivos de cada colaborador com objetivos organizacionais. Por exemplo, se o objetivo é melhorar o atendimento ao cliente, incorpore formações sobre a resolução de conflitos para a área de atendimento ao cliente.

A melhor maneira de desenvolver níveis de carreira, adaptados a cada pessoa, é reunir feedback para criar planos de desenvolvimento de carreira individuais.

 

- Incentive o feedback;

 

Os funcionários devem ter uma voz na definição da sua carreira. Se eles são contratados para a área de marketing e mais tarde querem mudar para a área comercial, ajude-os a desenvolver um plano de ação. Uma transição como esta exige formação especializada porém, retém o colaborador e acima de tudo, motiva-o.

Incorporar avaliações regulares onde os gestores avaliam as competências e a experiência de um colaborador, ajudando-os a definir os objetivos específicos. Quando as empresas investem tempo e energia a ouvir os seus talentos, criam um ambiente de confiança, o que é crucial para reter os melhores e construir uma equipa dedicada.

Ofereça-lhes feedback consistente para que ambos possam corrigir os seus erros e entender como estão/podem ter sucesso.

Quando os seus colaboradores entendem o seu impacto e percecionam como afetam o crescimento e o sucesso da empresa, vão-se sentir mais importantes e consequentemente estarão mais envolvidos no seu trabalho.

 

- Crie relações de confiança.

 

Investir no desenvolvimento de um colaborador e no seu crescimento de carreira demonstra um alto nível de respeito e confiança.

Mantenha os colaboradores satisfeitos criando relações baseadas na confiança e no respeito. A melhor maneira de fazer isto é tratá-los como seres humanos, fornecendo-lhes orientação e enfatizando o valor que eles trazem para atingir os objetivos organizacionais.

 

- Seja transparente e presente.

 

Quando a gestão é visível, as equipas verão o líder como um membro da equipa e não como um chefe. Estabeleça a credibilidade como líder, tomando posse quando necessário, evitando culpar os outros e ser consistente. Isto é liderar pelo exemplo.

Ao estabelecer um canal de comunicação aberto, os empregadores não estão a esconder segredos. Estão a exercer um comportamento de transparência, encorajando os colaboradores a ver os seus progressos e a desenvolver um senso de propriedade.

Num mundo ideal todos os colaboradores querem aprender, crescer dentro da empresa e alcançar metas organizacionais.

Ajude a criar este ideal, estabelecendo as carreiras dos seus colaboradores. Desenvolva uma cultura transparente onde os funcionários possam fornecer feedback e dizer o que pensam.

 

Como tem definido a evolução de carreira para os seus talentos?

 

 

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