November 9, 2018

Please reload

Posts Recentes

É hora de criar um cargo executivo dedicado à requalificação dos colaboradores.

October 4, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

Na hora da contratar “tempo é dinheiro”

February 15, 2017

A urgência para contratar o profissional certo, o mais rápido possível, e que atenda as expectativas da empresa e do candidato, gerando resultados expressivos para a empresa, tornou-se uma constante.

Se por um lado há a urgência por parte das organizações em ter a contratação do novo colaborador, por outro lado, existe a necessidade de conduzir o processo de recrutamento com rigor e de forma adequada, uma vez que, a contratação de um novo colaborador deve ser um investimento essencial para as organizações.

 

Um processo de recrutamento vai para além da contratação, uma vez que quando mal conduzido pode significar um custo directo e indirecto sem retorno, ou pode ser um factor para o aumento da produtividade/negócio, quando bem estruturado e eficiente.

 

Hoje um processo de recrutamento vai muito para além da entrega de uma short list com bons candidatos. Na nossa perspectiva, deve começar com a envolvência dos intervenientes do processo, tanto por parte da consultora (percebendo a cultura, o objetivo e a estrutura da empresa contratante, assim como, o perfil do candidato a contratar, a chefia, a equipa com que vai trabalhar ou outros aspectos relevantes para o projecto) e conclui-se com o acolhimento e integração do candidato. Sem estas questões bem alinhadas e devidamente valorizadas poderá haver um comprometimento da condução do processo de recrutamento e da eficácia do seu resultado final.

 

Partindo da confirmação detalhada do perfil por parte do cliente, podemos iniciar o processo de identificação e seleção de candidatos para a short list. Trata-se de um processo estruturado com pesquisa direta no mercado alvo, contatos privilegiados, base de dados e outras fontes necessárias, de acordo com o perfil de cada função e realizado através de entrevistas por competências, com a metodologia CBBI.

 

No processo de recrutamento há alguns fatores que deverão ser evitados para não comprometer a eficácia do mesmo:

 

  • Mudança do perfil do candidato durante o desenvolvimento do processo;

  • Demora excessiva na fase da contratação, evitando que haja desmotivação ou desistência do candidado;

  • Exposição do candidato;

  • Falta de feedback ao candidato, por parte da empresa contratante, quando o processo ultrapassa os prazos “pré-definidos".

 

O processo é realizado com o máximo rigor, obedecendo a critérios próprios e prazos definidos. 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload