As taxas de turnover que se tornaram um problema do passado

Necessita de iniciar uma mudança organizacional mas a gestão de topo não vê os benefícios de a fazer?

A TalentShip entrega, junto com a  proposta, um business case do seu caso com o retorno do investimento no projeto! 

Assim, através do retorno financeiro, será mais fácil de demonstrar à gestão de topo a necessidade e pertinência da mudança.

Quais as necessidades do cliente?

O nosso cliente deparou-se com problemas de retenção e recrutamento em determinadas posições. Com os dados analisados via questionários de saída apercebiam-se que grande parte dos colaboradores saia porque os salários praticados pela organização eram inferiores aos do mercado. O nosso cliente está presente em todo o país, com dezenas de centros de distribuição de norte a sul.

 

 

Como ajudámos?

  • Clarificámos as funções em que o cliente tinha mais problemas em reter e em recrutar.

  • Definimos um mapeamento de mercado, levando a cabo dezenas de flash-interviews a potenciais candidatos disponíveis no mercado. Calculando uma estimativa de potenciais candidatos disponíveis para uma mudança profissional (e em que condições) vs. Potenciais candidatos não-disponíveis no mercado.

  • Realizámos um benchmark salarial utilizando a nossa base de dados e surveys salariais.

 

 

Que desafios encontrámos?

  • Identificar comparações suficientes e relevantes em funções atípicas.

  • Conduzir o mapeamento individual num mercado muito “fechado”.

 

 

A solução?

  • O nosso cliente recebeu informações de mercado desde os salários praticados até aos potenciais candidatos disponíveis.

  • Com o nosso estudo, chegámos à conclusão de que os salários praticados pelo nosso cliente em certas regiões do país estavam em linha com os salários praticados nessas regiões. Esta situação levou a uma desmobilização de algumas funções, que até à altura estavam na sede (Lisboa) para estas regiões, fora da capital, isto permitiu que a organização poupasse dezenas de milhares de euros por ano em salários.

  • Em algumas funções foi possível ajustar os salários e reduzir o turnover destas funções em mais de 50%.